O edifício caracteriza-se por uma clara implantação geométrica, sujeita e condicionada pelo equipamento poliesportivo existente, posicionado na zona central. O local possui distantes domínios visuais e iluminação natural suficiente.
A construção desenvolve-se na planta do térreo, com o eixo norte-sul principal que orienta os três volumes que conformam um “U”, enquadrando o ginásio de esportes. A edificação do conjunto escolar, de maior comprimento, oferece principalmente os espaços de educação para o Ensino Fundamental. Ao norte fecha-se com uma área para as atividades complementares e ao sul desenvolvem-se os espaços de educação infantil, assim como os usos coletivos de refeitório, biblioteca, etc.
A inter-relação entre os distintos espaços docentes e os externos, pátios e quadra poliesportiva, configura a matriz principal para o traçado compositivo da proposta.
Para a materialização do edifício foram considerados sistemas de construção, materiais e critérios de acordo com a otimização de fatores ambientais e que atendessem a critérios de durabilidade, baixo impacto ambiental e adequação ao entorno.